segunda-feira, 26 de janeiro de 2009

JOSÉ FALCÃO DEFENDE A COMUNA

O pequeno excerto do texto de José Falcão que inserimos lembra-nos que o programa político da Comuna de Paris não era o Comunismo mas o Comunalismo – ou seja, a descentralização, a liberdade individual ao serviço de pequenas organizações colectivas (que iam até às famílias), os departamentos provinciais e a economia não monopolista. José Falcão foi um grande Republicano e um nobilíssimo Cidadão. A ALTERNATIVA rende-lhe aqui uma reverente e sentida homenagem.

 […] Este partido que é o partido do futuro, enquanto a metralha não consente que seja o partido do presente, tem todavia o seu ideal político – é a República Federal. Entende que não está no espírito da sociedade humana suprimir a individualidade, e toda a existência colectiva intermédia, para só deixar subsistir uma grande existência geral, em que se absorvam todas as outras, asfixiando a liberdade nesta violenta concentração. O partido da Comuna entende que se há coisas que devem ser feitas pela grande unidade social ou nacional, há outras, e em muito maior número, que devem fazer-se por meio de unidades colectivas de ordem inferior, pela unidade departamental, comunal, ou das associações industriais e comerciais, pelas numerosas unidades de famílias, e, sobretudo, pelas unidades individuais: […]

 A Comuna de Paris e o Governo de Versalhes (da autoria de José Falcão, que publicou anonimamente este texto para não correr o risco de ser demitido pelo governo monárquico do tempo do seu lugar de Professor da Universidade de Coimbra). 

Sem comentários: