sábado, 28 de março de 2009

DEFENDER A LIBERDADE


A Democracia é o regime que garante no máximo os direitos de todos os indivíduos, o que a leva, por definição, a caracterizar-se desde logo como igualitária. Não é para mim, nem para os do meu grupo, que eu exijo a liberdade; exijo-a, pelo contrário, para todos os homens, seja qual for a sua condição, grupo ou partido. É claro que um verdadeiro liberal se bateria mesmo pela liberdade dos seus adversários, e que nada o humilharia mais que o seu silêncio, nem nada o revoltaria tanto como uma luta de ideias que se não fundasse no rigoroso princípio da reciprocidade. Não exageraremos dizendo que essa liberdade de privilégio ser-lhe-ia mais dura que a escravidão.


 Raul Proença, Páginas de Política

1 comentário:

Anónimo disse...

OMNIBUS LIBERTAS

À memória de Raul Proença

Para todos eu quero a liberdade
que exijo para mim; seria um mal,
que humilharia a própria Humanidade,
se ela por si não fosse universal.

Eu não a quero só no meu cantinho
como se fosse um privelégio meu,
também a quero para o meu vizinho
que a ela tem direito, assim como eu.

Enquanto houver um homem, meu irmão,
que por querer ser livre em seu pensar
a ferros seja posto na prisão,

tomando-o pessoalmente como agravo,
que de modo nenhum devo calar,
também por extensão me sinto escravo!

João de Castro Nunes