segunda-feira, 29 de junho de 2009

TURISMO E CIDADANIA


ELEIÇÕES AUTÁRQUICAS

Vão ter lugar em Outubro. Haverá Candidatos e serão apresentados Programas Políticos, pelos diferentes Partidos. Voto sempre e, habitualmente, branco. Mas, se algum Partido apresentar um Programa para Coimbra 2009-2013, que case bem democracia representativa e democracia participativa, pode vir a ter o meu voto. Particularmente, se não ignorar o Turismo e a Cidadania. Lerei os Programas e estarei atento à Campanha Eleitoral.

CONSELHO MUNICIPAL DE TURISMO

Os Conselhos Municipais inserem-se no conceito de Governança Municipal, em que a democracia representativa e a democracia participativa se cruzam, aconselhando o poder executivo a tomar as melhores decisões. Em Coimbra não existe um Conselho Municipal de Turismo, mas pode e deve passar a existir, porque faz imensa falta.

Importa sentar à mesma mesa os principais responsáveis pelos equipamentos turísticos da Cidade: Câmara, Universidade, Igreja Católica, Fundação Bissaia Barreto e Estado. Bem assim, as principais Associações empregadoras, como a Associação Comercial e Industrial, o Conselho da Cidade, como incubadora de Associações multidisciplinares e a União dos Sindicatos, como coordenadora socioprofissional.

Presidirá ao Conselho, naturalmente, o vereador respectivo da Câmara. O órgão executivo é a Empresa Municipal de Turismo. O regulamento do Conselho, para o que todos devem contribuir, é apresentado, para aprovação, à Assembleia Municipal.

O Conselho pode ter membros permanentes e membros não permanentes. Para além de representantes de colectivos pode ter a presença de individuais. As associações profissionais devem estar todas representadas e quem se sentir não representado deve pedir para passar a sê-lo.

Até Setembro de cada ano o Conselho tem de elaborar o calendário anual de eventos a propor para o ano seguinte, de forma a evitar o actual efeito predador que, por ausência de planificação, as actividades de uns exercem sobre os outros, melhor rentabilizando os espaços existentes e moderando os fluxos de turistas, combatendo a sazonalidade.

PLANO DE MUNICIPALIZAÇÃO TURÍSTICA

Há uns 15 anos, a Organização Mundial de Turismo, a cujo Conselho Profissional, Coimbra deverá aderir, lançou o Plano de Municipalização Turística, a que nenhum município de Portugal aderiu, que eu saiba. No Brasil, onde o Plano foi adoptado massivamente, é curioso verificar como eram os municípios antes da aplicação do Plano e a diferença para melhor, após a sua aplicação. A Municipalização turística envolve o Conselho Municipal e o universo de cidadãos que, pelos seus empregos, estão mais expostos ao contacto com quem nos visita, trabalhadores do comércio, bancários, trabalhadores do sector “horeca”, hotelaria, restauração e cafés, motoristas dos transportes públicos, taxistas, cabeleireiras.

Trata-se de no primeiro ano dotar com um curso básico de Agente Municipal de Turismo, um número significativo de cidadãos das diferentes áreas profissionais referidas. Por exemplo, fará parte do curso conhecer os 10 principais locais de destino turístico em Coimbra, bem assim, dominar 10 frases, nas três principais línguas de quem nos visita.

A formação é feita em horário laboral. Há acompanhamento dos formandos pela Empresa Municipal de Turismo, que passam a integrar uma rede e ficam assinalados para frequentar, nos anos seguintes, cursos médios e cursos superiores de agentes municipais de turismo.

Temos cidadãos interessados e disponíveis, temos formadores. Os locais de trabalho passam a ser exteriormente assinalados e dispõem de informação mínima como se fossem balcões de turismo.

Este Plano, permite igualmente que, quem de Coimbra vá de viagem, possa recolher um “kit” promocional simples, para no local de destino promover a Cidade.

Não necessitamos de encomendar fora mais Planos Estratégicos e de Desenvolvimento Urbano. Confiemos no que temos e valorizemo-lo. O Turismo e a Cidadania podem estar ao serviço do desenvolvimento sustentado de Coimbra.

JOSÉ DIAS

Cidadão, Colaborador da Fundação Inatel e Associado da ALTERNATIVA

Sem comentários: