segunda-feira, 9 de novembro de 2009

APESAR DO EXEMPLO DE BERLIM ...


Hoje, comemoram-se os 20 anos da Queda do Muro de Berlim! Foi seguramente um dos momentos que mais marcou o início da minha adolescência. A liberdade individual de cada um estava logo ali, por cima daquele muro! Interessei-me pelo assunto… e fiquei fascinada com a gente anónima que um par de anos antes arriscou e ajudou os que queriam fugir, em nome da liberdade e da defesa individual! Esta pequena reflexão, curta e de desabafo, fez-me pensar em todos aqueles que lutam, de forma desinteressada, pelos seus ideais morais, pela liberdade e garantia pessoal dos outros que em desespero não têm mais ninguém!

Quantos de nós já não o vimos “sozinho”, a esse outro Muro, que não é de Berlim, mas antes do nosso quotidiano? E ali o deixamos… por que temos medo! Ou sentimos um outro sentimento qualquer que nos impede de reagir! Comentamos nos cafés, dizemos que se fosse connosco as coisas não se passariam assim… Será? A verdade é que, em geral, ficamos estáticos, na expectativa. Será que existem muros dentro de nós? Quando muito comentamos em surdina aquela intolerável situação, mas nada mais do que isso! Mas, ao mesmo tempo, invejamos aqueles que na História passada, e na vida presente, foram heróis!

A defesa da nossa cultura actual, do nosso património, a defesa dos seus princípios e valores, só é cumprida quando tal deriva da lei… da lei escrita, e mesmo essa é ignorada e ultrapassada por outros interesses finitos que inexplicavelmente a tudo se sobrepõem… Penso que está na hora de dizer BASTA! E, se não sentirmos coragem para fazer mais, devemos ao menos prestar a devida homenagem a essa gente anónima que diariamente luta pela defesa do património cultural, sem a expectativa de ver esse esforço reconhecido. Pois a esses basta-lhes saber que com a sua acção contribuíram para “salvar” mais um pedacinho da nossa cultura, e que, apesar de com isso pagarem “por todos nós”, se fez cumprir a lei… A lei escrita e, sobretudo, a moral !

Apetece-me ironicamente terminar, dizendo: (…) qualquer semelhança com a realidade é pura ficção! (…)

Coimbra, 09 de Novembro 2009

SOMBRA

( Uma Jovem Associada da ALTERNATIVA, que deseja manter o anonimato)

Sem comentários: