quarta-feira, 26 de maio de 2010

O MUSEU DA CIÊNCIA DA UNIVERSIDADE DE COIMBRA

O Museu da Ciência da Universidade de Coimbra iniciou um grande projecto de difusão de cultura científica com a abertura da 1ª fase no Laboratorio Chimico, restaurado e recuperado para a nova função museológica. A abordagem museológica concretizada foi rapidamente reconhecida como uma das mais inovadoras e de maior qualidade na Europa, consubstanciada na atribuição de vários prémios, entre os quais o Prémio Micheletti 2008 para o mais inovador e promissor museu de ciência, técnica e indústria da Europa.

Em apenas três anos de programação, o Museu da Ciência da Universidade de Coimbra assumiu um lugar de destaque enquanto instituição de divulgação de ciência em Portugal. Alicerçado num intenso e diversificado programa de actividades, o museu assume-se como uma instituição cultural com um inegável dinamismo que tem conquistado muitos e novos públicos.

Muitos milhares de visitantes participaram nas nossas actividades, vieram ao museu várias vezes e participaram activamente em programas dirigidos a públicos diversificados em interesses e idades. Referem-se iniciativas como a Noite dos investigadores, que reuniu cerca de 1 000 pessoas num ambiente de verdadeira festa da ciência; a Semana do cérebro, em colaboração com o Centro de Neurociências e Biologia Celular, com as Conversas com cientistas que permitiram conhecer de perto o trabalho de alguns cientistas e, deste modo, visitar os bastidores da ciência que se faz em Portugal; formação para professores; colóquios; debates; conferências; tertúlias; programas como o Ciência em família que tem permitido um interessante envolvimento das famílias em actividades científicas, Sábados no museu com muitos e fiéis participantes, Férias no Chimico ou Boa noite no Chimico tem tido um excelente acolhimento junto de diversos públicos.

O Museu da Ciência acolheu em 2009 cerca de 30 mil visitantes, mantendo um crescimento anual superior a 30%. Desde a abertura acolhemos 570 Escolas e realizámos mais de duas centenas de iniciativas, metade das quais no último ano.

A construção do Museu Digital (http://museudaciencia.inwebonline.net/), uma plataforma web do Museu que disponibiliza o acesso à maior base de dados de instrumentos científicos e colecções científicas do país, é um dos projectos com grande impacto nacional.

A segunda fase do projecto do Museu da Ciência da Universidade de Coimbra compreende a recuperação e instalação do Museu também no edifício do Colégio de Jesus, multiplicando por dez a área e a quantidade de conteúdos e de objectos de colecção hoje acessíveis ao público. Sedimentando a experiência da primeira fase no Laboratorio Chimico, procura-se desenvolvê-la continuando a inovar. Com este projecto, pretende-se alargar a forma como os objectos históricos das colecções podem participar mais intensa e interactivamente na experiência vivida pelos visitantes num espaço de divulgação de ciência por excelência.

O Director do Museu da Ciência da Universidade de Coimbra

Paulo Gama Mota

Sem comentários: